Informação e comunicação são imprescindíveis em todas as áreas de atuação. Para alinhar pontos e nortear os caminhos de um projeto, os profissionais elaboram um documento conhecido como briefing. Ele é construído de forma minuciosa e contém todas as informações necessárias para que o trabalho ou projeto seja executado da melhor forma.
Continue a leitura do artigo.
Quem trabalha com pessoas e, sobretudo, com sonhos, deve levar em consideração diversos aspectos antes de colocar a mão na massa. Na arquitetura e no design, a margem para erros é pequena e pode levar os envolvidos à frustração. Para evitar essas situações, no início de cada projeto é sempre realizada uma reunião com o cliente. Na ocasião, são expostos e documentados todos os desejos e necessidades em relação à obra, bem como as expectativas e possibilidades que deverão ser trabalhadas.
Deste encontro resulta o briefing, que servirá como guia e base para orientação, elaboração e desenvolvimento de todo o projeto – do início à entrega. Este movimento é essencial para realizar um trabalho que vá de encontro às necessidades do cliente, respeitando limitações técnicas e prevendo possíveis adversidades ao longo do percurso.
O briefing pode sofrer variações, de acordo com o tipo do projeto, entretanto, todos têm a mesma função: agrupar e estruturar informações fundamentais para sua realização, com o mínimo de ruído possível. Uma comunicação truncada ou a falta dela pode acarretar em grandes problemas no futuro. Um briefing mal elaborado resulta em cliente desapontado e profissionais estafados.
Ainda que a tecnologia seja uma grande aliada da arquitetura e facilite a execução dos projetos em diversos aspectos, o fator humano é o que pode dificultar o andamento da obra, afinal, é comum o cliente mudar de ideia no meio do caminho. Para evitar que a experiência seja negativa para os dois lados, é vital dedicar tempo e empenho na produção de um briefing sólido.
Para ajudar nessa importante etapa, separamos algumas dicas infalíveis para a produção do briefing dos sonhos. Confira!
Elabore um checklist de perguntas
Separe em questões as principais atribuições do escopo de projeto como: quantidade de cômodos e a possibilidade de acomodações futuras, frequência e tipo de uso do imóvel, interesses dos ocupantes, prioridade dos cômodos, dentre outros.
Questionários virtuais
Com a praticidade da tecnologia, é possível produzir questionários completos e detalhados que podem ser acessados, inclusive, por dispositivos móveis. Neste modelo, o cliente fica à vontade para exprimir, em detalhes, todos os seus desejos, anseios, prioridades e dúvidas.
Elementos visuais
A tecnologia também permite a criação de questionários dinâmicos. Em alguns casos, elementos visuais como fotos de ambientes ou renders de projetos são recursos que podem facilitar a compreensão do cliente e, consequentemente, proporcionar respostas melhores e mais completas.
Não fuja das reuniões
Mesmo com um questionário completo em mãos, o encontro presencial ou virtual pode ser bastante esclarecedor para ambas as partes. Em tempo real os debates ficam mais claros e os alinhamentos mais colaborativos.
Vale lembrar que não há uma regra para o briefing ideal. A ideia, aqui, é contribuir para um trabalho mais eficaz, onde o cliente saia satisfeito e o profissional realizado.