Mobilliário funcional e bem alocado no ambiente. O painel com Cobogó Atoll, além de permitir entrada de luz e circulação de ar, faz as vezes de divisória

Planejamento é o que norteia todo e qualquer projeto na área de arquitetura e design porque é a partir dele que conseguimos ter ideia da viabilidade de execução da obra, além de agregar valor e qualidade ao longo da realização.

Elaborar ambientes funcionais, que ofereçam conforto e bem-estar aos ocupantes é item fundamental no planejamento. Para atingir esses objetivos, é necessário propor soluções estratégicas que determinem a disposição correta do mobiliário, instalação de divisórias, localização de pontos elétricos e hidráulicos e demais intervenções internas. 

E como isso é possível? Através do layout! A partir dele, conseguimos entender e ‘visualizar’ a organização dos espaços e dos elementos dentro dos ambientes construídos. 

Quer saber mais sobre o layout nos projetos de arquitetura e design?
Continue a leitura deste artigo!

Idealizar um projeto não é tarefa simples, já que é preciso pensar em cada detalhe minuciosamente, tomar decisões concisas e prever possíveis contratempos. Com o layout, conseguimos ‘simplificar’ essa etapa já que ele permite otimizar o uso dos espaços para garantir o sucesso funcional e estético.

Funcionalidade, cores e beleza em um ambiente moderno e iluminado. Ao fundo, painel com peças do Cobogó Leno em meio ao verde das plantas

Para desempenhar um bom layout, o profissional deve ter uma compreensão profunda acerca das necessidades dos usuários, da dinâmica dos espaços e de todas as possibilidades e limitações da construção. Criar um layout bem elaborado é importante para alcançar a eficiência dos ambientes, o conforto e o visual.

Piso da linha Carrara em ambientes integrados, que funcionam bem quando especificados no layout

O layout arquitetônico conta com diferentes componentes e objetivos. Veja alguns:

A indispensável Planta Baixa
A Planta Baixa serve como guia para a construção do layout, é um documento básico, em escala, elaborado pelo arquiteto, que permite visualizar a conexão entre os cômodos da edificação, a disposição do mobiliário, as paredes, dentre outros. 

Documento obrigatório para qualquer construção, a Planta Baixa é um desenho técnico importante para a execução correta do projeto. Nela constam instruções e funções práticas para todos os profissionais envolvidos.

Fluxos de circulação
Este item aponta caminhos e corredores pelos quais as pessoas circularão dentro do ambiente. O layout deve demonstrar fluxos claros e sem obstruções para evitar congestionamentos e garantir movimentação eficiente e acessibilidade.

Corredores são espaços previamente idealizados no layout. Na imagem, piso da linha Classic

Ergonomia
Fundamental para o bem-estar, a ergonomia potencializa a funcionalidade do espaço e promove o conforto dos ocupantes. Ela prevê o bom aproveitamento dos lugares bem como a utilização de mobiliários e equipamentos que atendam às necessidades dos usuários.

Iluminação e circulação de ar
Vitais para a construção de ambientes saudáveis, agradáveis e visualmente atraentes, a iluminação, natural ou artificial, e a ventilação correta dependem da distribuição de aberturas em locais estratégicos. 

Um bom layout economiza tempo e recursos em todo projeto, independente do tamanho. Ele garante que os ambientes sejam bonitos, funcionais, eficientes e sustentáveis, com equilíbrio entre forma e função.

Acesse o nosso Instagram e inspire-se com projetos que compartilhamos por lá!