A arquitetura contemporânea é marcada pela pluralidade, em um universo onde imaginação e funcionalidade andam lado a lado para criar e projetar obras únicas e com muita personalidade.
Neste cenário, precisamos entender que, para que a contemporaneidade aconteça, é preciso utilizar ferramentas e recursos sempre atualizados. A arquitetura contemporânea une tecnologia e sustentabilidade para combinar traços e características do passado com formas e inovações do futuro.
Continue a leitura!
Para definir a arquitetura contemporânea precisamos adentrar no universo arquitetônico dos dias de hoje e fazer um passeio sobre aspectos conhecidos e marcantes.
A arquitetura e o design, assim como toda e qualquer forma de arte, reflete o tempo em que vivemos. Na arquitetura contemporânea, há um mix de ideias, funções, detalhes e valores levados em consideração na sociedade do tempo presente.
Na contramão de outros estilos, definidos e caracterizados por períodos históricos claros e demarcados, a arquitetura contemporânea é mutável, mutante e está em evolução constante.
Um dos pontos altos deste estilo arquitetônico seja, talvez, a possibilidade de poder (e conseguir!) adaptar-se às incontáveis mudanças – sejam sociais, culturais ou ambientais…
O dinamismo da arquitetura contemporânea salta aos nossos olhos e nos presenteia com obras ricas e diversificadas. Fortemente influenciada pela globalização e pelo modo de vivermos e nos comportarmos, a arquitetura contemporânea se mostra a favor da diversidade com profissionais criativos e talentosos, que misturam técnicas e materiais inusitados e incorporam diferentes tradições e tendências idealizando e criando trabalhos únicos e diferenciados.
Recorrente em todas as esferas da atualidade, a arquitetura contemporânea também preocupa-se com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais. Essa consciência reflete a prioridade à designs sustentáveis e escolhas inteligentes levando sempre em consideração a responsabilidade com o meio ambiente e o futuro ambiental.
Um estilo com características marcantes, que aposta em formas geométricas e é fortemente inspirado pelo minimalismo. A estética criada pela arquitetura contemporânea nos brinda com visuais modernos, elegância e uma agradável integração com a natureza. Jardins internos, folhagens, plantas e a proximidade de elementos que remetem a natureza como corda, pedra e madeira, são sempre bem-vindos por aqui.
A iluminação natural também é bastante valorizada por quem projeta edificações neste estilo. Uma alternativa perspicaz que, além de promover o bem-estar dos ocupantes e garantir melhora na produtividade, contribui para a economia e a eficiência energética.
A arquitetura contemporânea é a prova de que somos capazes de nos adaptar ao novo. Este estilo, carregado de significado e potência, celebra a diversidade e a riqueza cultural e nos deixa com a promessa de que teremos um futuro onde as construções não serão apenas estruturas, serão o reflexo e a manifestação clara dos nossos desejos e valores.