Sustentabilidade é um dos nossos pilares e assunto recorrente por aqui. No artigo de hoje vamos falar sobre as cidades-esponja e como utilizar as premissas deste conceito em construções ou reformas residenciais.
Boa leitura!
Desenvolvido pelo pelo arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, o conceito das cidades-esponja foi criado para combater as enchentes em centros urbanos. A ideia prevê como medidas a criação de calçamentos permeáveis, parques alagáveis, telhados com jardins e praças-piscina., e já foi colocada em prática em cidades da China, Europa e Brasil.
As mudanças climáticas vêm acometendo diversas localidades, causando estragos consideráveis, tragédias ambientais, dentre outros. A busca por soluções para minimizar, conter ou evitar essas calamidades é constante, porém, nem sempre totalmente eficaz.
Sob este viés, vemos as cidades-esponja como alternativa efetiva porque por meio dela, as cidades são projetadas para reduzir danos causados por inundações, enchentes e alagamentos. O conceito conta com uma estrutura verde capaz de manejar infiltrações, armazenar, absorver, aproveitar e, em alguns casos, purificar toda a água da chuva.
Focado em conectar o planejamento urbano à sustentabilidade, Kongjian Yu desenvolve projetos em cidades chinesas que absorvem 70% das águas da chuva. Segundo ele: “Podemos ser amigos das enchentes, podemos fazer amizade com a água”.
A ideia das cidades-esponja, apesar de ter sido idealizada para resolver demandas urbanas dos grandes centros, pode ser aplicada (dada as devidas proporções) em casa. Como?
Crie telhados verdes
Também conhecidos como telhados ecológicos ou cobertura vegetal, consistem na utilização de recursos naturais e vegetação na cobertura de imóveis ou edificações. Uma técnica arquitetônica viável e sustentável, que facilita o gerenciamento de grandes quantidades de água, ajuda a evitar as ilhas de calor e emissão de gases do efeito estufa.
Utilize pisos drenantes
Opção que vem ganhando cada vez mais espaço em obras sustentáveis, os pisos drenantes são ideais para quem se preocupa com o meio ambiente. Devido a sua porosidade, esses pisos são eficazes no escoamento de água da chuva, permitindo com que ela retorne ao lençol freático – garantindo seu ciclo natural.
Se você busca alternativas sustentáveis para o seu projeto, acesse o nosso site e conheça os nossos produtos!