
Essencial à vida e indispensável à arquitetura, a luz natural, é aliada da sustentabilidade e da economia, garante tempo de qualidade, aumento de produtividade e melhora no desempenho.
Sim! Fontes de iluminação natural só trazem benefícios e devem ser levadas em consideração em todos os casos de construção ou reforma.
Saiba mais sobre o poder da iluminação natural nos ambientes continuando a leitura deste artigo.
Este não é um texto sobre tendência arquitetônica, visto que, iluminar ambientes com luz natural representa muito mais que isso. E para conseguir este feito, é preciso conhecimento e, sobretudo, planejamento.

Além de função estética, a iluminação natural traz uma série de vantagens aos espaços porque melhora a qualidade de vida dos ocupantes e agrega valor ao projeto. Essa fonte de iluminação é uma poderosa ferramenta, capaz de enriquecer o simples, destacar detalhes sutis, realçar linhas, cores e texturas.
Um ambiente bem iluminado nos deixa mais à vontade, causa sensação de aconchego e acolhimento e está sempre em alta. Para conseguir bons resultados, não é necessário planos mirabolantes. Um bom projeto e escolhas assertivas são capazes de garantir um ambiente iluminado naturalmente.
Confira algumas dicas.
Siga o sol
Antes de construir, é fundamental descobrir a orientação solar do local. É a partir dessa informação que serão posicionados os cômodos de modo a aproveitar ao máximo a luz solar ao longo do dia.
Priorize aberturas
Janelas, portas e clarabóias são ótimas alternativas para entrada de luz natural. Opte por aberturas amplas em ambientes como salas, escritórios e cozinhas. Dessa forma, você reduz a utilização de iluminação artificial.

Você no controle
Em dias muito quentes ou em momentos onde a iluminação deve ser tímida, faça a logística da luz com cortinas ou persianas. Esses elementos também funcionam como complementos de decoração e podem conferir um charme a mais ao espaço.
Use cobogós
Cheios de personalidade e função, os cobogós podem ser usados em ambientes internos e externos e, por terem peças vazadas, permitem a entrada de luz natural agregando estilo e privacidade ao cômodo.

Jardins ou pátios internos
Locais de convívio em uma área mais ‘reservada’ e privativa. Estes espaços podem garantir a entrada de luz natural a outros ambientes, além de contribuir para a interação entre os ocupantes.
Poderosa e aglutinadora, a luz natural é capaz de transformar e ressignificar ambientes. Com criatividade e um olhar apurado, é possível explorar todos os benefícios deste fantástico recurso.