Piso da linha Classic em ambiente comercial cercado por plantas

Trazer a natureza para dentro dos espaços é uma tendência que está sempre em alta. Incorporar elementos naturais em interiores de ambientes residenciais, comerciais ou corporativos, traz inúmeros benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar dos ocupantes. No design de interiores e na arquitetura, essa prática é conhecida como paisagismo de interiores. Neste artigo, exploraremos a importância do paisagismo dentro dos espaços, como integrá-lo de forma eficaz e os benefícios que ele traz para os ambientes.

Boa leitura!

Estamos em um contexto cada vez mais urbano e acelerado, onde o contato com a natureza se torna difícil e, por diversas vezes, raro. Sob este prisma, o paisagismo de interiores surge como uma solução inteligente para conectar as pessoas com elementos naturais – mesmo em espaços fechados. Este conceito materializa ambientes que remetem à tranquilidade e ao equilíbrio, fazendo um contraponto ao cotidiano acelerado das grandes cidades.

O impacto positivo do verde nos ambientes é cientificamente comprovado. Estudos mostram que a proximidade com a natureza ajuda a reduzir o estresse, melhorar o humor, aumentar a produtividade e fortalecer o sistema imunológico. O paisagismo de interiores também contribui para melhorar a qualidade do ar e aumentar a umidade do ambiente, o que pode ser especialmente benéfico em locais com ar-condicionado.

Parede verde e jardim vertical em ambiente com piso da linha Classic

Incorporar a natureza nos espaços internos é mais simples do que parece e há diversas abordagens e estilos para todos os gostos e propósitos. Separamos algumas dicas e inspirações para você. Confira.

Plantas
Escolha espécies que se adaptem ao espaço em questão, levando em consideração as condições de iluminação e temperatura do ambiente. Para áreas internas com pouca luz, plantas como samambaias, zamioculcas e lírios-da-paz são boas opções. Em ambientes com maior incidência de luz natural, espécies como suculentas e cactos são ideais.

Cobogós, vasos e suportes
A escolha de vasos e suportes ajuda a compor a estética do ambiente. Vasos de cimento ou cerâmica dão um toque rústico e podem harmonizar com diversos estilos. Outra excelente opção para essa integração são os cobogós, que além de servirem como suporte e/ou nichos, criam divisórias com design único, permitindo que a luz e a ventilação atravessem e iluminem as plantas.

A integração entre o verde a funcionalidade dos Cobogós

Jardins verticais
Jardins verticais são soluções elegantes para integrar plantas em espaços limitados. Existem sistemas modulares de parede que facilitam a instalação e irrigação das plantinhas, ou composições mais simples, com prateleiras e suportes para vasos pequenos.

Trazer a natureza para dentro dos ambientes proporciona uma série de benefícios para o bem-estar físico e mental das pessoas, especialmente em locais onde elas passam a maior parte de seus dias. Aposte nessa tendência e veja a transformação acontecer!