Aproximar e integrar a arquitetura e a natureza tem sido uma prática comum nos últimos anos. Essa ação é motivada por um objetivo bastante claro: promover sustentabilidade e bem-estar. Para isso, recorremos à biomimética, uma área da ciência que aponta soluções e estratégias utilizadas pela natureza para aplicar os resultados em outras áreas do conhecimento como medicina, biologia, agricultura, arquitetura, dentre outras.
Continue a leitura do artigo!
Quem descobre os inúmeros benefícios de conviver em contato com a natureza e seus elementos não mede esforços para que isso aconteça. Introduzir elementos naturais em ambientes domésticos ou comerciais é certeza de saúde, harmonia e produtividade.
Nos grandes centros, devido a correria do dia a dia e a rotina agitada, por muitas vezes acabamos nos distanciando da natureza – seja por falta de tempo ou de espaços. Essa realidade trouxe à tona a necessidade de uma reconexão com o verde e outros elementos do ecossistema.
Com a função social de atender as necessidades humanas, a arquitetura traz a solução para esta latente demanda: a biomimética, uma ferramenta que busca, nos sistemas biológicos, respostas para os problemas e anseios humanos.
Uma corrente contemporânea cada vez mais em alta, a arquitetura biomimética traz da natureza soluções sustentáveis sob um enfoque multidisciplinar que compreende suas normas e não apenas replica suas formas.
Para concretizar a reconexão com a natureza, a arquitetura biomimética faz uso de algumas práticas como:
Eficiência energética
Projetar edificações que entreguem respostas ativas ao meio ambiente como controle de temperatura e utilização de luz e ventilação natural.
Design biofílico
Prevê a introdução de elementos naturais nos ambientes construídos com a premissa de criar ou transformar espaços que elevem o bem-estar e a saúde dos ocupantes.
Sustentabilidade
A biomimética prioriza o cuidado com o meio ambiente e fomenta o uso eficiente de recursos em projetos que desenvolvam ações para minimizar o desperdício e o impacto ambiental.
A sabedoria da natureza aplicada à realidade do nosso tempo em prol da saúde, desenvolvimento social e bem-estar.
Você já conhecia?