A Semana de Design de Milão ocorreu de 6 a 12 de junho, movimentando o design e a arquitetura mundialmente. A feira consiste em uma série de eventos que acontecem em diferentes bairros e pontos turísticos na cidade mais cosmopolita da Itália.
Neste ano, a temática visava à incorporação da sustentabilidade, convidando à reflexão sobre esse aspecto de extrema relevância no atual cenário. Segundo os organizadores, o evento contou com mais de 2.000 expositores. Confira alguns dos destaques abaixo!
1. Instalação Design with Nature: de autoria do arquiteto Mario Cucinella, deu as boas-vindas no centro do Salone del Mobile, aliando sustentabilidade, design, tecnologia e história. Para Cucinella, a cidade é o local em que deve predominar a economia circular e o reaproveitamento, partindo-se do pressuposto de que as áreas urbanas são uma nova oportunidade para se reduzir o impacto ambiental.
A instalação foi conduzida por três assuntos principais: a transição ecológica, a casa como primeira peça urbana e a cidade como mina, espalhada por uma grande superfície que se torna paisagem e, ao mesmo tempo, refúgio de diálogo, partilha, leitura, reflexão e trabalho.
2. Salone Satellite: com o objetivo de reforçar os laços entre pesquisa, design e indústria, a feira promove esse espaço dedicado aos jovens talentos e designers com menos de 35 anos, de diversas regiões do globo.
Salone Satellite. Foto por Andrea Mariani.
3. Exposição Internacional de Banheiros: na sua 8ª exibição, 172 expositores mostraram seus estandes em uma área de 17.000 m², apresentando uma enorme variedade de produtos de alta qualidade, atendendo à demanda cada vez maior por soluções com alto desempenho sustentável, como a busca por eficiência ao mesmo tempo em que há economia de água e energia.
4. EuroCucina: na sua 23ª edição, o objetivo da mostra foi proporcionar uma resposta inovadora ao enorme interesse do setor, juntamente com a FTK – Technology For the Kitchen. Os conceitos-chave que impulsionaram as exposições, apresentadas por 82 empresas em um espaço de 16.000 m², são o fortalecimento da sustentabilidade e eficiência. As cozinhas deixaram de ser espaços puramente funcionais para se tornarem centros de convívio e consciência socioambiental, criando ambientes interconectados.
Alpes Inox Stand na Eurocucina. Foto: Valentina Casalini.
5. Fuorisalone: além das exposições no Salone Internazionale del Mobile, designers, empresas e universidades apresentaram intervenções arquitetônicas, instalações e soluções inovadoras nas ruas de Milão como arte do fuorisalone, com o tema central “Entre o espaço e o tempo”, refletindo acerca das mudanças que são necessárias para atingir as metas de consciência socioambiental no futuro.
6. Presença brasileira: no mundo todo, o Brasil é o 6° maior produtor e 28° maior exportador do setor de móveis, recebendo reconhecimento internacional pela qualidade dos produtos e a inovação sustentável. No fuorisalone, o nosso país se destacou levando mais de 50 empresas de móveis, expondo coleções que visavam ao enaltecimento da brasilidade e à quebra de estereótipos.
Mostra “Brasilidade – Poesia do Cotidiano”, por.Abimóvel Foto: ApexBrasil Divulgação.
Neste ano, o Salone del Mobile Milano deu um passo decisivo rumo à sustentabilidade ambiental, social e econômica ao aderir ao Pacto Global das Nações Unidas, firmando a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa conhecida, cujo objetivo é estimular as empresas a adotarem e defenderem os valores de responsabilidade ambiental. O Salone também começou o processo de certificação do sistema de gestão de sustentabilidade de eventos ISO20121, reforçando ainda mais seu compromisso com práticas éticas e sustentáveis.