Fabricação de revestimentos modernos sem agredir o meio ambiente é a proposta da empresa
Empresa de revestimentos de cimentos de São Paulo tem a sustentabilidade como um de seus valores institucionais e utiliza método de fabricação não poluente com placas de revestimento que curam sem auxílio de fornos e sem fontes de energia extra (elétrica, gás ou carvão), portanto sem emissão de gases poluentes na atmosfera.
Além disso, a composição de seus produtos também é de material reciclado e durante a fabricação não é gerado nenhum tipo de resíduo. Graças a esse trabalho, a empresa é a única fabricante nacional com patente e produtos testados pelo Instituto Tecnológico Falcão Bauer, certificação que comprova e garante a sustentabilidade dos produtos.
A presidente da Solarium, Ana Cristina de Souza Gomes, conta que o posicionamento da empresa para o mercado não é apenas o de um fabricante de pisos cimentícios. “Temos um laboratório de pesquisas para criar novos produtos e investimos de forma consistente em design e tecnologias de última geração”, diz.
Todas as suas fábricas utilizam também iluminação solar e ainda reaproveitam e captam água fluvial, além de contarem com a ventilação natural das aberturas para troca de ar quente com ar frio.
“Para a Solarium, ser ecologicamente correto é um projeto cultural da empresa. Mas certamente é importante sermos reconhecidos pelo mercado, pois muitos clientes importantes passaram a buscar produtos que sejam ecologicamente corretos”, relata ainda a presidente.
Outras ações tomadas pela empresa são o reaproveitamento da água usada na produção, utilização de água da chuva, cursos para todos os funcionários e aulas técnicas de computação para trabalhadores das fábricas.
Um espaço que recebeu recentemente os revestimentos cimentícios da Solarium é a Arena Pantanal, no Mato Grosso, que receberá jogos da Copa 2014. Essa linha de produtos possui o selo Sustentax de Qualidade e Sustentabilidade, sendo um dos recursos para atender à Certificação Leed de Sustentabilidade.
Com 15 anos de mercado e cerca de 150 funcionários, a empresa vem crescendo continuamente. Nos últimos três anos, ela atingiu o índice de 10% ao ano. Para 2014, os planos são diversificar as linhas, comprar novas máquinas e criar novos modelos para atingir novos segmentos de mercado e manter o crescimento dos negócios.
Legal a iniciativa.
Gostaria de conversar com o Gerente de Marketing para dar andamento e complementar o trabalho já realizado apresentando nossa consultoria de sustentabilidade para fabricantes.
Sou arquiteta mestre em sustentabilidade para materiais de construção. Trabalho no Centro de Tecnologia de Edificações, CTE, que hoje dá consultoria para mais de 200 empreendimentos que buscam certificação verde.
Meus contatos: 11.21490300 – 994791488.
Atenciosamente.