Informações Técnicas

Perguntas Frequentes

Ajuda
Posso assentar o FAST DECK?

Sim, é possível. Utilizando os mesmos processos de assentamento da linha Solarium, porém ele perde o efeito de deck, pois fica sem os vãos.

Como posso utilizar o Fast Deck?

A linha FAST DECK é estruturada com 2 vergalhões de 8 mm, o que permite ser instalada como piso elevado e vazado, para áreas internas ou externas, no mesmo conceito dos decks tradicionais de madeira. Sugere-se na instalação de piso elevado que as peças estejam apoiadas em estrutura rígida entre e os vãos com espaçamento de 50 cm.

Eu mando o projeto e as peças vêm em curva?

A Solarium já possui uma linha de Bordas e Degraus Especiais em curvas: Cunha Côncava, Cunha Convexa, Canto e Quina. Confira os ângulos disponíveis em nosso site ou em nossos representantes.

Ele trinca igual cimento queimado?

Não, bem assentado não trinca. É necessário fazer a dupla colagem conforme manual de assentamento (norma NRB 13754/1996).

Se eu comprar um complemento a cor vem diferente?

Há possibilidade, em pequenas variações. Os pigmentos utilizados pela Solarium são todos pesados rigorosamente em balança digital, entretanto, outras variáveis da matéria prima utilizada influenciam na tonalidade final do piso, uma vez que o processo de produção do produto não é industrializado, ou seja, os revestimentos Solarium são feitos peça a peça. Isto confirma a autenticidade de ser um produto 100% artesanal, sendo esta exatamente a proposta do fabricante.

As peças são armadas (ferragem)?

Não. Com exceção da linha Classic, Ralo, Ellos, Fast Deck, Legno e Permeare que recebem vergalhão de aço galvanizado em sua constituição.

As peças são antiderrapantes?

As peças da linha Classic possuem pequenos orifícios na camada superior do revestimento que funcionam como “ventosas” para a água. As linhas com texturas possibilitam um coeficiente de atrito maior (aderência), tais como as linhas Carrara, Elegance, Etno, Gres, Kouros, Rock, Sand, Sfera, Techno, Terraviva e Terraviva Compac, sendo portanto antiderrapantes. Os pisos comercializados como Classe de Atrito II (coef. maior de 0,40) são considerados antiderrapantes pelas normas brasileiras.

A peça é atérmica?

O termo “Atérmica” significa impenetrável ao calor; que não conserva nem liberta calor. Esse termo é usado no mercado de cimentícios substituindo o termo refratário. Nenhum produto do mercado é 100% atérmico. O termo refratário é atribuído a um grupo de materiais, em sua maioria cerâmicos, capazes de suportar altas temperaturas sem perder suas propriedades físico-químicas, entre elas, resistência, baixa condutividade térmica e condutividade elétrica. Desta forma o termo atérmico no mercado cimentício é utilizado como sendo um produto que suporta temperaturas mais elevadas e emite baixa condutividade térmica.

A cor desbota?

Materiais expostos aos raios ultravioletas (UV), tendem a desbotar com o tempo. A Solarium, sabedora disso, utiliza na coloração do piso pigmentos aprovados na norma americana ASTM C979, além de um rigoroso controle na cura do piso. O que muitas vezes ocorre quando observamos um tom mais claro é o processo da eflorescência – gases que são eliminados do cimento e transpiram até a superfície encobrindo o revestimento com uma nuvem acinzentada que passa a falsa impressão de desbotamento. Às vezes o produto recém chegado na obra ainda não apresenta eflorescência, logo demonstra estar à cor um pouco mais escura. A eflorescência pode ser minimizada e não abolida, pois é típica do cimento, e, portanto, de qualquer revestimento elaborado com cimento.Lembramos que a eflorescência passa ao longo do tempo.

A fábrica faz qualquer tamanho que preciso?

Não. Possuímos uma grande variedade de produtos com diferentes dimensões que atenderão suas necessidades. Em casos especiais, estuda-se a possibilidade.

É possível fazer o Solarium com espessura mais fina?

A Solarium já oferece a linha Slim com 01 cm de espessura.

As cores claras esquentam?

As cores claras absorvem menos calor. Produzido com material refratário o piso proporciona um conforto térmico único, com desempenho muito acima que pisos cerâmicos, porcelanatos ou pedras naturais. As cores consideradas claras são: BRANCO, TRAVERTINO, CINZA, MARFIM, SALMÃO e FENDI, sendo o branco a cor de maior conforto térmico e a Fendi a menor.

As cores escuras esquentam?

As cores escuras absorvem mais calor. Assim como em qualquer material, as cores escuras aquecem entre 10 a 50% a mais do que as cores claras, porém não aquecem na mesma proporção que cerâmicas ou pedras naturais. As cores consideradas escuras na nossa linha atual são: TERRACOTA, TIJOLO, FUNGHI, MUSGO, CHOCOLATE, CONCRETO, GRAPHITE, ASH, MOKA, COAL, COKE e COGNAC.

Já vem cortado? Como se fazem as curvas?

O piso não vem cortado. É necessário cortar as peças na obra conforme o projeto. A fábrica tem uma linha de diferentes de curvas para projetos especiais. E sempre que for solicitada a execução de peças especiais e o departamento de engenharia examina a viabilidade de executá-las. Consulte nossos representantes.

Dá para cortar?

Sim. Basta utilizar máquina de corte de diamante ventilado. (Makita, Bosch, etc).

Aceita pintura?

Não. Toda a tinta forma película que escamará (quebradiça) e em áreas externas esquentará o piso.

Os buraquinhos continuam abrindo com o uso?

Não. Os buracos são obtidos com pequenas pedrinhas de mármore (granilhas) colocadas propositadamente na camada superior com o objetivo de proporcionar antiderrapância, sendo assim os buraquinhos não aumentam de tamanho, desde que não haja abrasão por produtos químicos ou ação mecânica.

O piso pode vir com variações de tonalidade e dimensões?

Sim. Os pigmentos utilizados pela Solarium, importados e de primeiríssima qualidade, são todos pesados rigorosamente em balança digital, entretanto, outras variáveis da matéria prima utilizada influenciam na tonalidade final do piso, provocando nuances de cores nas placas. Também podem acontecer variações de até 3 milímetros nas dimensões das placas, uma vez que o processo de produção não é industrializado, ou seja, os revestimentos Solarium são feitos peça a peça. Isto confirma a autenticidade de ser um produto 100% artesanal, sendo esta exatamente a proposta do produto.

Qual a vida útil do piso?

Respeitando as condições de assentamento e manutenção, a vida útil do piso deve ser de no mínimo 20 anos. Consultar manual em nosso site para instruções de assentamento e manutenção.

O que é um Revestimento Solarium?

O Revestimento Solarium é uma tendência em revestimentos, sendo um produto sofisticado e atual. Os pisos cimentícios são placas à base de cimento branco estrutural, utilizadas para revestimentos de pisos e paredes. Sua aplicação pode ser feita em área interna e externa. As placas têm ótimo desempenho térmico e absorvem menos calor que as pedras naturais ou pisos cerâmicos, ressaltando-se que cores claras aquecem menos que escuras e que as pedras naturais ou outras cerâmicas. 
As peças são produzidas de forma artesanal, por esse motivo cada peça pode apresentar pequenas variações nas espessuras, textura e na cor. 
Os pigmentos são adicionados nas etapas de fabricação respeitando a norma ASTM C 979 e por isso não há desgaste pelo uso nem desbotamento pelo sol.

Assentamento
Como faço o assentamento em Parede?

Ambiente interno: 
Recomendado o uso da argamassa ACIII e inicio de assentamento de baixo para cima, ou seja, assenta-se a primeira fileira inteira da placa, para depois assentar a placa da fileira superior. É o tempo para a argamassa reagir e dar a aderência necessária à placa na parede. Em certas situações será necessário apoiar (escorar) a placa até a aderência total da argamassa. 
Ambiente externo (fachada):
É acrescido o uso de chumbador metálico para aumentar a resistência de aderência do piso no substrato, devido as forças de vento. O procedimento é o mesmo de mármore, devendo ser colocado 4 chumbadores por m². O chumbador é colado no tardoz do piso e "grampeado" na estrutura do edifício.

Como faço o assentamento da Linha Fast Deck?

Como o produto FAST DECK é fabricado com vergalhões de aço estrutural, permitindo assim o assentamento como piso elevado e vazado. Para que seja bem empregado o produto, obedecendo suas características e propriedades físicas, deve ser apoiado sobre estrutura rígida de concreto. O assentamento é executado com argamassa colante do tipo AC III aplicada sobre a estrutura rígida de concreto. O consumo aproximado é de 2,5 à 3,5 kg por m² de piso.

Como faço o Assentamento das linhas Ellos, Praga e Permeare?

Jardim (tráfego de pedestres):
Pode ser assentado em contrapiso de concreto ou sobre um colchão drenante. Para o caso de contrapiso de concreto deve-se seguir o Manual de Assentamento Solarium disponível no nosso site.
Assentamento em colchão de areia:
Preparo do subleito: o local escolhido deve conter um solo não expansivo, ou seja, que não inche na presença d’água. Esta propriedade é fundamental para a estabilidade da camada. A compactação deve ser realizada em camadas de espessura entre 10cm e 15cm, devendo finalizar a compactação da primeira camada para iniciar a segunda.
Sub-base: 
Deverão ser utilizados materiais granulares como bica corrida, brita graduada, etc. É fundamental que o material tenha uma boa diversidade granulométrica, e livre de sujeira. Assim o material conseguirá uma boa compactação e estabilidade para receber o piso.
Assentamento:
O piso será colocado sobre a sub-base e golpeado com marreta de borracha. Não se recomenda o rejunte para estas situações.
Confinamento: 
Caso o local tenha irregularidade topográfica, com variação de inclinação e nível, o piso deve ser confinado nas laterais. Recomenda-se o uso de uma viga baldrame de concreto ou madeira. 
Estacionamento (tráfego de veículos) 
Obrigatoriamente o piso deve ser assentado sobre contrapiso ou laje de concreto. Para esses casos devem-se seguir os procedimentos do Manual de Assentamento Solarium disponível no nosso site.

Como deve ser feita a colagem do Solarium?

Como norma técnica para construção todo e qualquer piso e revestimento com peças acima de 900 cm² (30cm x 30cm) deve ser utilizada a dupla colagem (aplicar argamassa no verso das peças e no contra-piso) com cordões em sentidos trançados. Aplicar a Argamassa Colante Solarium indicada na peça e no contrapiso em sentidos opostos (dupla colagem). 
Aplique o piso Solarium sobre os cordões. Pressione com os dedos, com movimentos vibratórios (pressionar em movimentos de vai e vem) e bata no piso levemente com o martelo de borracha branco protegido com fita crepe, de forma a amassar os cordões e obter contato de todo o verso do piso com a argamassa. Após a argamassa aplicada sobre o contrapiso, o piso dever ser assentado o mais breve possível. Para a linha Slim o piso Solarium deverá ser assentado somente com os movimentos vibratórios. O uso de martelo de borracha pode provocar a fissura do piso. Depois de aplicada a argamassa o piso deve ser assentado em até 5 minutos, caso contrário a argamassa deve ser removida, pois a argamassa perderá aderência ideal.

Qual a argamassa devo usar para o assentamento?

A Solarium possui uma linha de argamassas e rejuntes ideais para suas linhas de revestimentos de piso e parede. Para as linhas Classic e Gres recomenda-se o uso da Argamassa ACII, para as demais linhas somente a Argamassa AC III.

Posso impermeabilizar a superfície antes de assentar?

Para as peças não resinadas de fábrica recomendamos a impermeabilização após o assentamento, visto que o impermeabilizante poderá escorrer pelas laterais do revestimento dificultando o processo de rejuntamento A Solarium oferece o serviço de entregar seu revestimento já impermeabilizado com custo diferenciado.

Qual o consumo da argamassa para assentamento?

O consumo de argamassa está entre 10 a 12 kg por m² de piso.

Posso transitar no local após o assentamento?

Até 72 horas após o assentamento, o piso não poderá ser transitado para que a argamassa utilizada cure conforme NRB 13754/1996. Este procedimento evita descolamento e/ou fissura de placas. Providenciar o enlonamento do Solarium já assentado para evitar sujeiras durante o dia, ao final do dia retirar a lona para que a umidade não fique retida na lona. (repetir o procedimento durante a execução da obra).

Deve-se proteger o Solarium durante a obra?

Sim, enquanto tiver obra e trânsito de profissionais, é imprescindível estar com o material protegido com lona ou plástico bolha. No período em que a obra tem uma pausa, durante a noite, o piso deve ser descoberto para que o mesmo respire evitando manchas.

Preciso limpar a peça antes de assentar?

Sim. Antes de aplicar argamassa no tardoz (parte de trás da peça), limpar o mesmo com uma escova de cerdas macias e umedecidas.

Preciso molhar as peças antes de assentar? O quanto devo molhar?

Sim, é preciso molhar as peças; molhar, mas não encharcar. Deve-se umedecê-las com pano úmido no tardoz (parte de trás da peça que vai assentada).

Qual é o processo para assentamento e rejuntamento?

Faça download de nosso folder explicativo sobre assentamento para acompanhar o passo a passo das duas etapas.

Precisa contra-piso?

Sim. O contra-piso confere uma durabilidade maior ao piso, além de um correto assentamento. O contrapiso deve estar com cura superior à 14 dias (conforme NBR 13753) bem nivelado e limpo. No ato do assentamento o piso deve estar úmido. No assentamento das peças das linhas Ellos, Praga e Permeare, no caso de plantio de grama, podem ser colocadas sobre o terreno plano e bem compactadas.

A Solarium requer cuidados antes de assentar?

O produto é sensível a manchas antes da proteção (Impermeabilização). Portanto os produtos necessitam de cuidados no transporte e no manuseio.
IMPORTANTE: consultar manual de Instruções enviado junto com a nota fiscal.

Compra
A Solarium vende peças impermeabilizadas?

A Solarium não vende as peças impermeabilizadas, porém é a pioneira em entregar os revestimentos resinados de fábrica, tendo a opção em Resina Acrílica ou de Poliuretano. Esse serviço não isenta a proteção dos revestimentos assentados durante a execução da obra.

A Solarium vende peças retificadas?

Não, a Solarium não vende as peças retificadas. Sugerimos o uso de placas Slim, cuja espessura de 1cm permite juntas mínimas.

Há possibilidade de fazer uma cor especial?

Caso não exista urgência, sob consulta e dependendo da quantidade, a Solarium estuda a possibilidade de desenvolver nova cor.

Qual o prazo médio de entrega?

Muito variável, depende de cor, quantidade e ocasião da compra. Como mera referência, podemos dizer que o prazo é em torno de 15 dias.

A Solarium faz paginação?

A Solarium possui um departamento que ajuda os lojistas em algumas paginações mais específicas.

Se sobrarem peças, a fábrica aceita de volta?

Não é possível, pois as peças são feitas sob encomenda impossibilitando-nos de comercializá-las novamente. (solicitado através do lojista).

Posso comprar diretamente da fábrica?

Não. Lembramos que a tabela de preços comercializada nos diversos lojistas do Brasil é a mesma.

Linhas, usos e aplicações
A Linha Basic pode ser utilizada em deck de piscina?

Não. Ela não é antiderrapante. Recomendamos para áreas molhadas as linhas: Classic, Gres, Carrara, Rock e Elegance.

As peças da Linha Basic são totalmente lisas?

A textura é lisa ocorrendo esporadicamente à incidência de pequenos furos, não representando isso nenhuma patologia. Pode ocorrer a abertura de pequenos furos causados pelo desgaste ou por abrasão no piso.

Dentro da Linha Classic posso escolher um lote com mais ou menos furos?

Não. A Solarium possui um método produtivo que impossibilita esta solicitação.

Pode-se colocar em saunas e banheiros?

Sim. Apenas recomendamos que o material seja resinado após o assentamento.

Manutenção
Qual é o processo para aplicação de produtos By Sol?

Além do manual de Aplicação que acompanha a Nota Fiscal de entrega, o nosso folder explicativo pode ser encontrado em nosso site.

Se o piso for impermeabilizado, esquentará e escorregará?

Não se forem aplicados impermeabilizantes hidroóleofugantes da linha Solarium By Sol.

O piso impermeabilizado escorrega?

Não. O By Sol Impermeabilizante não forma película e por isso não deixa o piso escorregadio. Quando o material utilizado na impermeabilização for à base de resina, o coeficiente de atrito do piso tende a diminuir.

A impermeabilização altera a característica do Solarium?

Não, o By Sol Impermeabilizante é hidroóleofugante e não forma película. Ele penetra nos poros do material sem alterar as suas características.

A urina de animais pode manchar o piso?

Sim. Pois a urina é ácida e o piso cimentício possui uma absorção característica do material, dessa forma tende a “absorver” a coloração da urina. Recomenda-se limpar o mais breve possível.

A madeira pode manchar o piso?

Sim. Pois a madeira é um corante natural e o piso cimentício possui uma absorção característica do material, dessa forma tende à “absorver” a coloração da madeira.

O piso risca?

Risca quando sofre agressão de qualquer objeto pontiagudo com pressão (andaimes de ferro, cadeiras de jardim). Mas riscos de sapatos podem ser removidos utilizando o detergente By Sol Limpeza Diária.

A cola da fita crepe utilizada para rejuntamento mancha?

Sim, caso seja deixada a fita colada sobre o revestimento por mais de 30 minutos. O recomendável é retirá-la logo após a aplicação do rejunte.

Qual o produto é indicado para limpeza pós-obra do Solarium?

Recomenda-se o uso do Detergente By Sol Limpeza Pesada, com exceção dos revestimentos resinados de fábrica.

Deve-se proteger o Solarium durante a obra, mesmo estando impermeabilizado?

Sim, enquanto tiver obra e trânsito de profissionais, é imprescindível estar com o material protegido com lona ou plástico bolha. No período em que a obra tem uma pausa, durante a noite, o piso deve ser descoberto para que o mesmo respire evitando manchas.

Sujeira de barro sai?

Se estiver resinado sai utilizando o detergente By Sol Limpeza Pesada. Sempre que utilizar a detergente Limpeza Pesada recomenda-se a reaplicação de Cera ou Resina.

O pneu do carro marca o piso?
Sim, mas se o material estiver resinado, é fácil remover.
Não entra sujeira nos buraquinhos?
Entra, mas é facilmente removido com By Sol Limpeza Diária se a superfície estiver protegida com By Sol Cera. Em áreas internas pode ser utilizado um aspirador de pó e em áreas externas pode ser utilizado a “wap” ( lavadora a jato) em modo LEQUE (jato mais espalhado) sem encostar o bico no piso.
Solarium cria limo/lodo?

Não. O limo é um fungo que se depositará no Solarium caso a manutenção com os produtos By Sol Limpeza Diária e By Sol Cera não seja executada.

O Solarium suja? Encarde?

Como todos os outros revestimentos ele suja, mas não encarde quando seguida orientação de proteção e manutenção. Consulte em nosso site o Manual By Sol de proteção e manutenção dos revestimentos.

Solarium deve ser protegido?

Deve. A Solarium oferece dois tipos de proteção, Impermeabilizante (Hidrooleofugente) ou com resinas, do tipo Acrílica ou Poliuretano (PU) da marca By Sol. Consulte em nosso site o Manual By Sol de proteção e manutenção dos revestimentos.

Qual o prazo de reaplicação da Resina?

A reaplicação da Resina Acrílica deve ocorrer entre seis meses e um ano, dependendo do uso. Para maior durabilidade pode ser aplicada a cera sobre o piso resinado.
A reaplicação da Resina Poliuretano é uma proteção mais intensa e dependendo do uso do revestimento torna-se uma proteção definitiva para o piso Solarium. Regiões de tráfego mais intenso a reaplicação ocorre em média a cada dois anos.

A Resina muda a cor do piso?

A Resina forma uma proteção que intensifica a tonalidade do piso.Quando aplicada sem o uso do selador acrílico altera de forma intensa a tonalidade original.

O que é o processo de Resinamento?

As resinas da linha By Sol, a acrílica e de poliuretano, formam uma película sobre o piso que facilitam demasiadamente a manutenção, não craquelam e nem amarelecem com o tempo, porém esta película altera as características originais do piso, ou seja, a antiderrapância e a atermicidade.
Recomendamos que a aplicação da resina da linha by sol ocorra por profissionais qualificados.

Mesmo após a aplicação de Impermeabilização e aplicação de Cera é preciso fazer a manutenção?

Sim, é preciso efetuar a limpeza com detergente By Sol Limpeza Diária a qual se faz necessária sempre que o Solarium apresentar sujeiras.

A Cera altera a cor das placas?

A Cera forma uma pequena película protetora o que intensifica levemente a cor, mantém o revestimento protegido e aumenta a resistência a riscos e gorduras.

Em que casos uso a cera?

A Cera By Sol é utilizada para finalizar a impermeabilização de áreas internas ou externas. A cera é um protetor adicional ao revestimento contra sujeiras do dia-a-dia, deixa um leve brilho e não deixa o piso escorregadio. Após 1h da aplicação do By Sol Impermeabilizante, aplicar o By Sol Cera. A Cera By Sol pode ser aplicada também em pisos resinados para garantir maior durabilidade e uma manutenção mais facilitada.

O By Sol impermeabilizante evita manchas?

By Sol Impermeabilizante protege por períodos e facilita a manutenção, mas não evita manchas.

Por que preciso impermeabilizar (Hidroóleofugante) as peças?

Utilizar o By Sol Impermeabilizante + By Sol Cera ajuda a proteger e facilitar a limpeza das peças em áreas internas e externas. O impermeabilizante reduz a absorção de água e óleo, não forma película e nem altera as características da peça. Após a impermeabilização, em caso de continuação de obra é imprescindível proteger o material, até sua finalização. Após o término da impermeabilização, deve-se fazer a aplicação de By Sol Cera em áreas internas e externas.

Qual é a freqüência da aplicação de cera no Solarium?

- Para áreas residenciais: Alto tráfego: reaplicar 1 vez a cada 20 dias. Médio e baixo tráfego: reaplicar 1 vez a cada 60 dias.
- Para áreas comerciais: Alto tráfego: reaplicar 1 vez a cada 10 dias. Médio tráfego: reaplicar 1 vez a cada 20 dias. Baixo tráfego: reaplicar 1 vez a cada 40 dias.

Como é feita a manutenção do Solarium?

Deve ser usado o detergente By Sol Limpeza Diária e By Sol Cera.
OBS.: Em áreas externas utilizar “wap”( lavadora a jato) em modo LEQUE (jato mais espalhado, mínima intensidade) sem encostar o bico no piso.

Existem diferentes tipos de manutenção?

Como qualquer piso, durante toda sua existência o pavimento deve ser submetido a contínuas operações de limpeza, as quais desempenham um papel importante no que se refere à duração e aspecto do Solarium. Estas operações em geral podem ser subdivididas em:
1 - Limpeza Pós Obra 
Trata-se da limpeza geral realizada quando terminada a obra, tendo por finalidade remover da superfície do Solarium todos os resíduos de substâncias tais como rejunte, cimento e sujeiras da obra aderidas à superfície durante o assentamento do revestimento. 
2 - Limpeza Rotineira 
Deve ser realizada em intervalos de poucos dias conforme o tráfego, utilizando apenas água, By Sol Limpeza Diária ou detergente neutro. Sua freqüência será determinada conforme o uso, a textura e a cor do produto.NÃO USAR PRODUTOS ÁCIDOS.

O que significa MANUTENÇÃO?

Manutenção entende-se como um conjunto de operações que servem para restabelecer o efeito estético do produto acabado. Esta manutenção deve ser feita periodicamente, sendo que a freqüência deve ser determinada pelo uso.

Carregamento
Quais os procedimentos para carregamento?
  • Os materiais podem ou não ser paletizados, dependendo da unidade  Solarium de fabricação..
  • A Transportadora é responsável pelo pessoal de carregamento.
  • O caminhão deve ser forrado com plástico;
  • Não carregar ou descarregar sob chuva.
  • O transportador deve estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes;
  • As lajotas devem ser transportadas de pé (posição vertical);
  • As lajotas devem estar posicionadas em face de acabamento com face de acabamento e tardoz com tardoz( parte de trás da peça).
  • As peças com bordas devem ser encaixadas, mantendo tardoz com tardoz;
  • Não colocar outra carga sobre os produtos já carregados;
  • Colocar sacaria plástica entre as fileiras evitando contato entre elas;
  • Amarrar as fileiras duas a duas;
  • Preencher o termo de retorno anexo à nota fiscal; eventuais  avarias devem ser registradas no Conhecimento de Frete;
Rejuntamento
Qual o rendimento do Rejunte?

Considerando o formato 100x100x2,4 cm com junta de 5 mm o consumo médio é de 0,500kg/m2.

Posso deixar a fita crepe utilizada para rejuntamento durante a secagem?

Não, a fita deve ser retirada após a aplicação do rejunte para evitar manchar com a cola.

Qual o tempo devo esperar para rejuntar?

A aplicação de rejunte deve ser realizada após um mínimo de 72 horas após o assentamento.

Qual espaço devo deixar para rejuntamento?

Deixar uma distância mínima de 4mm para junta. No momento da aplicação do rejunte Solarium, as juntas devem estar constantemente sendo molhadas (evite o sol forte neste momento).

Posso rejuntar com a mesma massa de assentamento?

A durabilidade da massa de assentamento usada como rejunte é menor que a dos rejuntamentos oferecidos pela linha Solarium.

Tem o rejunte na cor da peça?

Sim. A Solarium oferece rejuntes com a mesma cor do(s) produto(s) escolhido(s).

Qual o rejunte que eu uso?

Marca Solarium, encontrado nos representantes Solarium. O rejunte deve ser aplicado somente nas juntas, utilizando fita crepe para proteção da superfície do piso.

Armazenamento
Quais os procedimentos para armazenamento?

• Conferir a mercadoria no ato do recebimento;
• Preencher o termo de retorno anexo à nota fiscal (caso haja avaria deve ser registrada nesse termo);
• Nunca remover a lona da carga e descarregar sob chuva;
• Os ajudantes devem estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes. Não apoiar o joelho nas peças;
• As lajotas devem ser armazenadas na vertical, face com face (colorido) e tardoz com tardoz (verso);
• Nunca colocar as lajotas diretamente no chão ou barro; colocar em suporte elevado evitando o contato com o chão;
• Forrar sempre o contrapiso com plástico;
• O local de armazenagem deve ser abrigado contra chuva e poeira. Não jogar água sobre a pilha armazenada;
• Armazenar as peças face a face sem embalagem entre as peças;
• O armazenamento em obra não pode ser superior a 30 dias.

Quando recebo os materiais devo retirar o isopor entre as peças?

Sim, O ISOPOR OU EVA DEVE SER RETIRADO. Não é recomendado armazenar o produto com o isopor, pois como as peças emitem gases, podem manchar o isopor e consequentemente as peças. Portanto retirar o isopor assim que as peças forem descarregadas na obra.

Posso armazenar na posição horizontal?
Não, as peças devem estar na vertical, com a face colorida de frente uma para outra. O material deve ser colocado em área limpa, de preferência coberta (Cobrir as peças com plástico), e o chão previamente forrado com plástico (não usar papelão).
Transporte
Transporte

• Os materiais podem ou não ser paletizados;
• A transportadora é responsável pelo pessoal de carregamento;
• Não movimentar ou descarregar a carga sob chuva;
• O caminhão deve ser forrado com plástico;
• O transportador deve estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes. Não apoiar o joelho nas peças;
• As lajotas devem ser transportadas de pé (posição vertical);
• As lajotas devem estar posicionadas em face de acabamento com face de acabamento, e tardoz com tardoz;
• As peças com bordas devem ser encaixadas mantendo tardoz com tardoz;
• Não colocar outra carga sobre os produtos já carregados;
• Colocar sacaria plástica entre as fileiras evitando contato entre elas;
• Amarrar as fileiras duas a duas;
• Preencher o termo de retorno anexo à nota fiscal (toda a avaria deve ser registrada no conhecimento do transporte).

Informação Técnica

Liquidación Solarium

Solarium® debería ser el último material que se colocará durante todo el trabajo;
Para aprovechar al máximo la belleza y exclusividad de su Solarium®, es importante que el instalador sea un instalador de pisos experimentado;
El subsuelo debe estar curado durante más de 14 días (ABNT NBR 13754/1996), bien nivelado y limpio, sin residuos de polvo o suciedad, y debe humedecerse antes de aplicar el mortero;
Solarium® sigue la práctica de ingeniería que recomienda para materiales sujetos a absorción (como mármoles, granitos, baldosas de porcelana y pisos cementosos) para usar mortero blanco para piezas de colores claros para un mejor acabado del producto final;
Las piezas Solarium® deben colocarse con mortero tipo ACIII BY SOL o grado similar. Consumo de mortero recomendado: entre 10 y 12 kg por m 2;
Antes de aplicar mortero en la parte posterior (parte posterior) de la pieza, limpie la superficie con un cepillo de cerdas suave y húmedo;
El mortero debe aplicarse a la pieza de trabajo y al subsuelo en direcciones opuestas y perpendiculares (doble unión, de acuerdo con NBR 13754/1996). Es importante asegurarse de que no haya espacios sin mortero debajo de las piezas;
Después de colocar las piezas, presione con los dedos con movimientos vibratorios y golpee ligeramente con el martillo de goma blanca, o envuélvalas con cinta de crepé.

CONSEJO DE INSTALACIÓN:
¡Para obtener el mejor resultado en su recubrimiento, mantenga siempre limpio el entorno donde se aplica!

IMPORTANTE:

En la línea SLIM, el martillo de goma nunca debe usarse, solo presione suavemente con los dedos haciendo movimientos vibratorios.
No debe haber tráfico en el piso por hasta 3 (tres) días después de colocar el mortero para que cure por completo, evitando dislocaciones y grietas en las losas.
Si es esencial moverse en el sitio antes de 3 días, se debe usar mortero adhesivo de secado rápido.
Para recortes en las placas, use una sierra manual con una cuchilla de diamante ventilada (corte seco o húmedo). La suciedad de corte debe eliminarse de inmediato.

En la línea LEGNO, las piezas cortadas nunca podrán tener la barra de refuerzo expuesta a la intemperie, a pesar de que se someten a un proceso de galvanizado en caliente de acuerdo con NBR 6323.
Durante el día, organice la enclamación del Solarium® ya instalado para evitar la suciedad adecuada para el trabajo. Al final del día, la lona debe retirarse para que no se retenga la humedad. No use cinta de enmascarar para fijar la lona (puede manchar / dañar la pieza).
Cuando lo instale en jardines o áreas adyacentes, asiente y compacte antes de colocar para evitar la suciedad en las piezas Solarium®.

LÍNEA ELLOS, PERMEARE, PRAGA
JARDIN
Estas líneas se pueden colocar en el subsuelo de concreto o en un colchón de arena.

JARDÍN (TRÁFICO DE PIEDRAS): estas líneas se pueden colocar en el subsuelo de concreto o en un colchón de arena. En caso de subsuelo de concreto, se seguirán los procedimientos de Liquidación Solarium® descritos en el punto 3.1.

AJUSTE DE COLCHON DE ARENA: Preparación de subrasante: El sitio elegido debe ser un suelo no expansivo, es decir, no se "hincha" en presencia de agua. Esta propiedad es crítica para la estabilidad de la capa. La compactación debe realizarse en capas de espesor entre 10 cm y 15 cm, y la compactación de la primera capa debe completarse antes de que comience la segunda.

SUBBASE: Deben usarse materiales granulares, como gravilla, grava granulada, etc. Es esencial que el material tenga buen tamaño de partículas y esté libre de suciedad. Así, el material logrará una buena compactación y estabilidad para recibir el piso.

ASIENTO: El piso se colocará en el subsuelo y se golpeará con un mazo de goma. La lechada no se recomienda para estas situaciones.

CONFINAMIENTO: Si el sitio tiene irregularidades topográficas, con inclinación y nivel variables, el piso debe limitarse a los lados. Se recomienda utilizar una viga de baldrame de hormigón o madera.

ESTACIONAMIENTO DE TRÁFICO DE VEHÍCULOS
Estacionamiento (tráfico de vehículos).
El piso debe colocarse sobre un subsuelo o una losa de concreto. Para tales casos, se deben seguir los procedimientos de anidamiento Solarium® ya descritos en el ítem 3.1.

LINEA DE DRENAGGIO
La colocación del piso DRENAGGIO no requiere mortero y debe realizarse en capas de drenaje preparadas para permitir el flujo de agua desde la permeabilidad del piso. La restricción lateral debe realizarse con anticipación, permitiendo el bloqueo del piso sentado;
Estandarice el suelo existente permitiendo el recorte necesario: sugerencia entre 0% y 5%;
Proporcione restricción lateral para permitir el bloqueo del piso sentado;
Cubra toda el área del piso que se cubrirá con una manta de drenaje bidimensional RT-10 (si es necesario);
Prepare la capa de grava No. 3;
Pon una capa de grava sobre la grava y compacta;
Aplique de 4 a 5 cm de polvo de piedra sobre la manta y nivele
Aplique el piso DRENAGGIO sobre el polvo de piedra asegurándose de que la pieza esté totalmente apoyada y nivelada;
Las placas DRENAGGIO deben colocarse con líneas de nylon para guiar la alineación y nivelación;
Usa el martillo de goma para bloquear las piedras;
Si se requiere recortar el piso, use una máquina de corte tipo Makita;
Liberación al tráfico de personas y vehículos: inmediata;
DRENAGGIO Preparación de la base para el suelo Sugerencia:
Para obtener más información sobre la instalación del piso de drenaje, sugerimos consultar el Manual (www.abcp.org.br) “MEJORES PRÁCTICAS - INTERVALO PERMANENTE PAVIMENTADO - por la Asociación Brasileña de Cemento Portland;

RECOMENDACIÓN DE USO

(De acuerdo con ABNT NBR 16416 - Pavimentos de concreto permeable - Requisitos y procedimientos).
DRENAJE de 5 cm de grosor: diseñado para peatones y carriles para bicicletas.
DRENAJE de 8 cm de grosor - Destinado al tráfico de vehículos livianos *.
* Tráfico ligero: solicitud de pavimento al tráfico preferido de vehículos ligeros, como ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos, cuatriciclos, automóviles, vehículos utilitarios, camionetas y autobuses, con tráfico ocasional de autobuses y camiones que no exceda un VDM ( número de vehículo promedio diario) de 20.

Paredes
ENTORNO INTERNO:

El sustrato (yeso / hormigón) debe curarse durante al menos 14 días, el medio ambiente debe estar limpio, sin residuos de polvo o suciedad;
Se recomienda el uso de mortero de secado rápido ACIII;
El mortero debe aplicarse a la parte y la pared en direcciones opuestas y perpendiculares (doble unión de acuerdo con NBR 13754/1996). Es importante asegurarse de que no haya espacios sin mortero debajo de las piezas;
Comience a colocar de abajo hacia arriba;
En algunas situaciones puede ser necesario soportar (soportar) el tablero hasta que el mortero se adhiera completamente;
Evitar sobrecarga;
NOTA: Al instalar los recubrimientos MURALE y MURALE LINEA, las piezas deben estar avellanados en el asiento, haciendo que las uniones no coincidan para garantizar el efecto natural del recubrimiento.

ENTORNO EXTERNO
Fachada con una altura superior a 06 metros: debido a la importancia de la instalación (logística del sitio, ubicación, efecto del viento, mal tiempo, etc.), se sugiere consultar con el fabricante del mortero y el posible uso de pernos de anclaje.

LÍNEA DE SÍNPSIS
Textura compuesta de modelos de 03 partes: A, B y C que se pueden combinar libremente o siguiendo la paginación sugerida de fábrica. En este caso, se le proporcionará la página elegida adjunta a la factura.
La colocación de las piezas debe seguir los mismos procedimientos ya descritos para las paredes.

LÍNEA COBOGOS
Use yeso diluido en agua en las uniones entre las piezas para alinear previamente las piezas en todas las filas. El yeso proporcionará un agarre más rápido que el mortero.
Coloque las hileras con mortero adhesivo blanco tipo AC III Rendimiento = 5 Kg / m 2
Verifique la plomada en cada fila.
Bloqueo horizontal: cada 03 filas utilizan barras de refuerzo
6.3 mm (”) con punto de apoyo fijo en mampostería.
Bloqueo vertical: cada 03 filas usan una barra de refuerzo de 6,3 mm (”) verticalmente.
COBOGOS SOLARIUM: se puede tratar con resina acrílica de fábrica, humedad de la pared o se puede pintar con pintura acrílica o similar.