Informações Técnicas

Perguntas Frequentes

Ajuda
Quais são as cores indicadas para áreas externas?

Cores claras são mais recomendadas para áreas externas, pois absorvem menos calor. Consulte a tabela de cores da Solarium para escolher a mais adequada ao seu projeto.

Por que algumas peças podem apresentar um tom esbranquiçado após o assentamento?

Isso pode ser resultado de um fenômeno químico chamado "eflorescência", que ocorre quando gases naturais do cimento são eliminados e transpiram até a superfície, formando manchas brancas. Esse fenômeno é passageiro e desaparece com a ação do clima ou do tráfego. Para acelerar sua remoção, pode-se utilizar removedores de eflorescência ou de manchas de argamassa à base de ácidos cítricos biodegradáveis.

Posso assentar o FAST DECK?

Sim, é possível. Utilizando os mesmos processos de assentamento da linha Solarium, porém ele perde o efeito de deck, pois fica sem os vãos.

Como posso utilizar o Fast Deck?

A linha FAST DECK é estruturada com 2 vergalhões de 8 mm, o que permite ser instalada como piso elevado e vazado, para áreas internas ou externas, no mesmo conceito dos decks tradicionais de madeira. Sugere-se na instalação de piso elevado que as peças estejam apoiadas em estrutura rígida entre e os vãos com espaçamento de 50 cm.

Eu mando o projeto e as peças vêm em curva?

A Solarium já possui uma linha de Bordas e Degraus Especiais em curvas: Cunha Côncava, Cunha Convexa, Canto e Quina. Confira os ângulos disponíveis em nosso site ou em nossos representantes.

O revestimento Solarium trinca como o cimento queimado?

Não. Se corretamente assentadas em superfícies estáveis, as placas não apresentam trincas. Como qualquer revestimento de grandes dimensões, os produtos Solarium devem ser instalados por meio de dupla colagem, conforme a norma ABNT 13754/1996.

Se eu comprar um complemento a cor vem diferente?

Há possibilidade, em pequenas variações. Os pigmentos utilizados pela Solarium são todos pesados rigorosamente em balança digital, entretanto, outras variáveis da matéria prima utilizada influenciam na tonalidade final do piso, uma vez que o processo de produção do produto não é industrializado, ou seja, os revestimentos Solarium são feitos peça a peça. Isto confirma a autenticidade de ser um produto 100% artesanal, sendo esta exatamente a proposta do fabricante.

As peças são armadas (ferragem)?

Não. Com exceção da linha Classic, Ralo, Ellos, Fast Deck, Legno e Permeare que recebem vergalhão de aço galvanizado em sua constituição.

As peças são antiderrapantes?

Sim, a Solarium oferece linhas testadas e certificadas como Classe de Atrito II, sendo consideradas antiderrapantes de acordo com as normas brasileiras.

Os produtos Solarium são atérmicos?

O termo "atérmico" refere-se a materiais que têm baixa condutividade térmica, ou seja, que não retém nem transmitem calor de forma intensa. Nenhum produto no mercado é 100% atérmico, mas os cimentícios Solarium apresentam excelente desempenho térmico, especialmente em cores claras.

A cor desbota com o tempo?

Materiais expostos aos raios UV podem sofrer alteração de coloração ao longo do tempo. A Solarium utiliza pigmentos certificados pela norma ASTM C 979 e aplica um rigoroso controle de cura nos pisos para minimizar esse efeito.

A fábrica faz qualquer tamanho que preciso?

Não. Possuímos uma grande variedade de produtos com diferentes dimensões que atenderão suas necessidades. Em casos especiais, estuda-se a possibilidade.

É possível fazer o Solarium com espessura mais fina?

A Solarium já oferece a linha Slim com 01 cm de espessura.

As cores claras também aquecem ao sol?

Sim, mas em menor intensidade do que as cores escuras.

As cores escuras esquentam?

As cores escuras absorvem mais calor. Assim como em qualquer material, as cores escuras aquecem entre 10 a 50% a mais do que as cores claras, porém não aquecem na mesma proporção que cerâmicas ou pedras naturais. As cores consideradas escuras na nossa linha atual são: TERRACOTA, TIJOLO, FUNGHI, MUSGO, CHOCOLATE, CONCRETO, GRAPHITE, ASH, MOKA, COAL, COKE e COGNAC.

Já vem cortado? Como se fazem as curvas?

O piso não vem cortado. É necessário cortar as peças na obra conforme o projeto. A fábrica tem uma linha de diferentes de curvas para projetos especiais. E sempre que for solicitada a execução de peças especiais e o departamento de engenharia examina a viabilidade de executá-las. Consulte nossos representantes.

Dá para cortar?

Sim. Basta utilizar máquina de corte de diamante ventilado. (Makita, Bosch, etc).

As peças podem ser pintadas?

Pisos não devem ser pintados, pois a tinta forma uma película que pode descascar com o tempo e comprometer o desempenho térmico. No entanto, revestimentos de parede e cobogós podem ser pintados com tinta acrílica ou similar, desde que sejam adquiridos sem tratamento de superfície.

Os buraquinhos continuam abrindo com o uso?

Não. Os buracos são obtidos com pequenas pedrinhas de mármore (granilhas) colocadas propositadamente na camada superior com o objetivo de proporcionar antiderrapância, sendo assim os buraquinhos não aumentam de tamanho, desde que não haja abrasão por produtos químicos ou ação mecânica.

Os pisos podem apresentar variações de tonalidade e dimensões?

Sim. Por serem produzidas artesanalmente, as peças podem apresentar pequenas variações de espessura (até 3mm), textura e cor, inclusive dentro do mesmo pedido. Esse aspecto artesanal reforça a autenticidade dos produtos Solarium.

Nos produtos coloridos à base de Resina Pigmentada, como as Linhas LEGNO e LEGNO RÚSTICA, pode ocorrer um leve desbotamento superficial, que pode ser minimizado com a aplicação regular de cera e eventual reaplicação da resina pigmentada. Esses produtos aquecem ao sol.

Qual a vida útil do piso?

A vida útil dos pisos cimentícios Solarium® é estimada em 20 anos, conforme a norma NBR 15805, desde que sejam seguidas as recomendações de armazenamento, instalação, uso, conservação e manutenção descritas no Manual de Instruções Solarium. O manual está disponível no site da Solarium e também é enviado anexo à Nota Fiscal dos produtos.

O que é um Revestimento Solarium?

O Revestimento Solarium é uma tendência em revestimentos, sendo um produto sofisticado e atual. Os pisos cimentícios são placas à base de cimento branco estrutural, utilizadas para revestimentos de pisos e paredes. Sua aplicação pode ser feita em área interna e externa. As placas têm ótimo desempenho térmico e absorvem menos calor que as pedras naturais ou pisos cerâmicos, ressaltando-se que cores claras aquecem menos que escuras e que as pedras naturais ou outras cerâmicas. 
As peças são produzidas de forma artesanal, por esse motivo cada peça pode apresentar pequenas variações nas espessuras, textura e na cor. 
Os pigmentos são adicionados nas etapas de fabricação respeitando a norma ASTM C 979 e por isso não há desgaste pelo uso nem desbotamento pelo sol.

Assentamento
ASSENTAMENTO SOLARIUM (Regra Geral)

Utilize dupla colagem para peças acima de 900 cm².

Aplique argamassa Solarium na peça e na parede, no mesmo sentido, formando cordões paralelos de modo que possibilite a dupla colagem, conforme ABNT 13755-2017;

Pressione as peças com movimentos vibratórios e martelo de borracha (com proteção).

Na linha Slim, utilize apenas movimentos vibratórios.

Assente as peças em até 5 minutos após a aplicação da argamassa.

 

Argamassas Recomendadas

Argamassa ACIII de secagem rápida para paredes.

Argamassa ACIII para as demais linhas.

 

Proteção Durante a Obra

Cubra o piso com lona durante o dia e retire à noite.

Não utilize fita crepe na lona.

Limpeza Antes do Assentamento

Limpe o tardoz das peças com escova macia e úmida.

Umedecer as Peças

Umedeça o tardoz das peças com pano úmido (sem encharcar).

Contrapiso

Necessário, exceto em produtos drenantes e alguns casos específicos.

Recorte das Peças

Utilize máquina de corte de diamante ventilado.

LINHA DRENAGGIO

Não necessita de argamassa nem rejunte.

Assentamento sobre camadas drenantes.

Contenção lateral obrigatória.

Recomendação de Uso: 

Drenaggio de 5cm: tráfego de pedestres e ciclovias.

Drenaggio de 8cm: tráfego leve de veículos.

LINHAS ELLOS, PERMEARE E PRAGA

Jardim (Tráfego de Pedestres): 

Assentamento em contrapiso de concreto ou colchão drenante.

 

Colchão de Areia: 

Prepare o subleito com solo não expansivo e compacte em camadas.

Utilize sub-base de materiais granulares.

Assente as peças com marreta de borracha.

Não é recomendado rejunte.

Confine as laterais em locais com irregularidades.

 

Estacionamento (Tráfego de Veículos): 

Assentamento obrigatório em contrapiso ou laje de concreto.

PAREDES

Preparação:

O substrato (reboco/concreto) deve ter cura de no mínimo 14 dias, e o ambiente deve estar limpo, sem resíduos de pó ou sujeira;

 

Argamassa: 

Recomenda-se a utilização de Argamassa ACIII Secagem Rápida; 

Consumo recomendado: 10 a 12kg/m².

 

Aplicação da Argamassa: 

Limpe o tardoz da peça com escova macia e úmida

O assentamento deve seguir as premissas das normas técnicas : (NBR ABNT 13754-1996; 13755-2017; 15846-2022);

Iniciar o assentamento de baixo para cima;

A argamassa deve ser aplicada na peça e na parede no mesmo sentido, formando cordões paralelos de modo que possibilite a dupla colagem conforme ABNT 13755-2017;

Recomenda-se que, a cada 10 peças, uma seja levantada para certificação de que o preenchimento da argamassa esteja sendo feito em sua totalidade, sem ocorrência de espaços vazios;

Para segurança adicional, as peças que forem assentadas em paredes podem ser  fixadas com insertes metálicos , seguindo as     orientações  da ABNT 15846-2022 (consultar SAC Solarium para orientação do modelo adequado para seu material);

Em algumas situações poderá ser necessário apoiar (escorar) a placa até a aderência total da argamassa;

Evitar sobrecarregar o revestimento;

Observação: Nas linhas MURALE e MURALE LINEA, contrafie as peças , desencontrando as juntas, para um efeito natural.

PISOS

Preparação do Contrapiso: 

O contrapiso deve estar curado por no mínimo 14 dias, nivelado, limpo e umedecido antes da aplicação da argamassa.

Utilize argamassa branca para peças de cores claras, para um melhor acabamento.

Argamassa: 

Utilize argamassa ACIII BY SOL ou similar.

Consumo recomendado: 10 a 12kg/m².

 

Aplicação da Argamassa: 

Limpe o tardoz da peça com escova macia e úmida.

A argamassa deve ser aplicada na peça e na parede no mesmo sentido, formando cordões paralelos de modo que possibilite a dupla colagem conforme ABNT 13755-2017.

Certifique-se de que não haja espaços vazios sob as peças.

 

Assentamento: 

Pressione as peças com os dedos em movimentos vibratórios e bata levemente com martelo de borracha branco (protegido com fita crepe).

Importante: Na Linha SLIM não utilize martelo de borracha, somente pressione delicadamente com os dedos fazendo movimento vibratório.

 

Tempo de Cura: 

Evite trânsito no piso por 3 dias após o assentamento.

Se necessário, utilize argamassa de secagem rápida.

 

Recortes: 

Utilize serra elétrica com disco de diamante ventilado (corte a seco ou úmido).

Remova a sujeira imediatamente.

 

Linha LEGNO: 

Peças cortadas não podem ter vergalhões expostos às intempéries.

 

Proteção Durante a Obra: 

Cubra o piso com lona durante o dia e retire à noite.

Não utilize fita crepe na lona.

 

Áreas Externas: 

Compacte o solo antes do assentamento.

Como faço o assentamento em Parede?

Ambiente interno: 
Recomendado o uso da argamassa ACIII e inicio de assentamento de baixo para cima, ou seja, assenta-se a primeira fileira inteira da placa, para depois assentar a placa da fileira superior. É o tempo para a argamassa reagir e dar a aderência necessária à placa na parede. Em certas situações será necessário apoiar (escorar) a placa até a aderência total da argamassa. 
Ambiente externo (fachada):
É acrescido o uso de chumbador metálico para aumentar a resistência de aderência do piso no substrato, devido as forças de vento. O procedimento é o mesmo de mármore, devendo ser colocado 4 chumbadores por m². O chumbador é colado no tardoz do piso e "grampeado" na estrutura do edifício.

Como faço o assentamento da Linha Fast Deck?

Como o produto FAST DECK é fabricado com vergalhões de aço estrutural, permitindo assim o assentamento como piso elevado e vazado. Para que seja bem empregado o produto, obedecendo suas características e propriedades físicas, deve ser apoiado sobre estrutura rígida de concreto. O assentamento é executado com argamassa colante do tipo AC III aplicada sobre a estrutura rígida de concreto. O consumo aproximado é de 2,5 à 3,5 kg por m² de piso.

Como faço o Assentamento das linhas Ellos, Praga e Permeare?

Jardim (tráfego de pedestres):
Pode ser assentado em contrapiso de concreto ou sobre um colchão drenante. Para o caso de contrapiso de concreto deve-se seguir o Manual de Assentamento Solarium disponível no nosso site.
Assentamento em colchão de areia:
Preparo do subleito: o local escolhido deve conter um solo não expansivo, ou seja, que não inche na presença d’água. Esta propriedade é fundamental para a estabilidade da camada. A compactação deve ser realizada em camadas de espessura entre 10cm e 15cm, devendo finalizar a compactação da primeira camada para iniciar a segunda.
Sub-base: 
Deverão ser utilizados materiais granulares como bica corrida, brita graduada, etc. É fundamental que o material tenha uma boa diversidade granulométrica, e livre de sujeira. Assim o material conseguirá uma boa compactação e estabilidade para receber o piso.
Assentamento:
O piso será colocado sobre a sub-base e golpeado com marreta de borracha. Não se recomenda o rejunte para estas situações.
Confinamento: 
Caso o local tenha irregularidade topográfica, com variação de inclinação e nível, o piso deve ser confinado nas laterais. Recomenda-se o uso de uma viga baldrame de concreto ou madeira. 
Estacionamento (tráfego de veículos) 
Obrigatoriamente o piso deve ser assentado sobre contrapiso ou laje de concreto. Para esses casos devem-se seguir os procedimentos do Manual de Assentamento Solarium disponível no nosso site.

Como deve ser feita a colagem do Solarium?

Como norma técnica para construção todo e qualquer piso e revestimento com peças acima de 900 cm² (30cm x 30cm) deve ser utilizada a dupla colagem (aplicar argamassa no verso das peças e no contra-piso) com cordões em sentidos trançados. Aplicar a Argamassa Colante Solarium indicada na peça e no contrapiso em sentidos opostos (dupla colagem). 
Aplique o piso Solarium sobre os cordões. Pressione com os dedos, com movimentos vibratórios (pressionar em movimentos de vai e vem) e bata no piso levemente com o martelo de borracha branco protegido com fita crepe, de forma a amassar os cordões e obter contato de todo o verso do piso com a argamassa. Após a argamassa aplicada sobre o contrapiso, o piso dever ser assentado o mais breve possível. Para a linha Slim o piso Solarium deverá ser assentado somente com os movimentos vibratórios. O uso de martelo de borracha pode provocar a fissura do piso. Depois de aplicada a argamassa o piso deve ser assentado em até 5 minutos, caso contrário a argamassa deve ser removida, pois a argamassa perderá aderência ideal.

Qual a argamassa devo usar para o assentamento?

A Solarium possui uma linha de argamassas e rejuntes ideais para suas linhas de revestimentos de piso e parede. Para as linhas Classic e Gres recomenda-se o uso da Argamassa ACII, para as demais linhas somente a Argamassa AC III.

Posso impermeabilizar a superfície antes de assentar?

Para as peças não resinadas de fábrica recomendamos a impermeabilização após o assentamento, visto que o impermeabilizante poderá escorrer pelas laterais do revestimento dificultando o processo de rejuntamento A Solarium oferece o serviço de entregar seu revestimento já impermeabilizado com custo diferenciado.

Qual o consumo da argamassa para assentamento?

O consumo de argamassa está entre 10 a 12 kg por m² de piso.

Posso transitar no local após o assentamento?

Até 72 horas após o assentamento, o piso não poderá ser transitado para que a argamassa utilizada cure conforme NRB 13754/1996. Este procedimento evita descolamento e/ou fissura de placas. Providenciar o enlonamento do Solarium já assentado para evitar sujeiras durante o dia, ao final do dia retirar a lona para que a umidade não fique retida na lona. (repetir o procedimento durante a execução da obra).

Deve-se proteger o Solarium durante a obra?

Sim, enquanto tiver obra e trânsito de profissionais, é imprescindível estar com o material protegido com lona ou plástico bolha. No período em que a obra tem uma pausa, durante a noite, o piso deve ser descoberto para que o mesmo respire evitando manchas.

Preciso limpar a peça antes de assentar?

Sim. Antes de aplicar argamassa no tardoz (parte de trás da peça), limpar o mesmo com uma escova de cerdas macias e umedecidas.

Preciso molhar as peças antes de assentar? O quanto devo molhar?

Sim, é preciso molhar as peças; molhar, mas não encharcar. Deve-se umedecê-las com pano úmido no tardoz (parte de trás da peça que vai assentada).

Qual é o processo para assentamento e rejuntamento?

Faça download de nosso folder explicativo sobre assentamento para acompanhar o passo a passo das duas etapas.

Precisa contra-piso?

Sim. O contra-piso confere uma durabilidade maior ao piso, além de um correto assentamento. O contrapiso deve estar com cura superior à 14 dias (conforme NBR 13753) bem nivelado e limpo. No ato do assentamento o piso deve estar úmido. No assentamento das peças das linhas Ellos, Praga e Permeare, no caso de plantio de grama, podem ser colocadas sobre o terreno plano e bem compactadas.

A Solarium requer cuidados antes de assentar?

O produto é sensível a manchas antes da proteção (Impermeabilização). Portanto os produtos necessitam de cuidados no transporte e no manuseio.
IMPORTANTE: consultar manual de Instruções enviado junto com a nota fiscal.

Compra
A Solarium vende peças com tratamento de superfície?

Sim. A Solarium fornece placas com tratamento de superfície adequados para pisos de áreas externas e internas, paredes e cobogós.

O tratamento é um serviço opcional, aplicado diretamente na fábrica, que protege as placas, facilita a manutenção e agiliza a finalização das obras. Consulte valores para este serviço.

Importante: Esse serviço não isenta a necessidade de proteção dos revestimentos durante a execução da obra.

A Solarium vende peças impermeabilizadas?

A Solarium não vende as peças impermeabilizadas, porém é a pioneira em entregar os revestimentos resinados de fábrica, tendo a opção em Resina Acrílica ou de Poliuretano. Esse serviço não isenta a proteção dos revestimentos assentados durante a execução da obra.

A Solarium vende peças retificadas?

Não, a Solarium não vende as peças retificadas. Sugerimos o uso de placas Slim, cuja espessura de 1cm permite juntas mínimas.

Há possibilidade de fazer uma cor especial?

Caso não exista urgência, sob consulta e dependendo da quantidade, a Solarium estuda a possibilidade de desenvolver nova cor.

Qual é o prazo médio de entrega?

O prazo pode variar conforme a cor, quantidade e período da compra. Como referência, o tempo médio de entrega gira em torno de 30 dias.

A Solarium faz paginação de projetos?

Sim. A empresa oferece paginações especiais, além de uma ampla linha de bordas e degraus em curvas como Cunha Côncava, Cunha Convexa, Canto e Quina. Os desenhos técnicos das peças estão disponíveis para download no site: www.solariumrevestimentos.com.br/downloads.

Se sobrarem peças, a fábrica aceita de volta?

Não é possível, pois as peças são feitas sob encomenda impossibilitando-nos de comercializá-las novamente. (solicitado através do lojista).

Posso comprar diretamente da fábrica?

Não. Lembramos que a tabela de preços comercializada nos diversos lojistas do Brasil é a mesma.

Linhas, usos e aplicações
A Solarium pode ser usada em lojas e restaurantes?

Sim, os pisos Solarium são indicados para áreas comerciais de alto tráfego, desde que protegidos com Resina de Poliuretano.

As linhas mais recomendadas para esse uso são:

SOLO LEVIGATO

VENEZIA

ARENA

NEWSAND

TERRAVIVA

TERRAVIVA COMPAC

Os furos do Classic acumulam sujeira?

Podem acumular sujeira, como qualquer piso com superfície texturizada. No entanto, a limpeza pode ser feita com Detergente By Sol Limpeza Diária ou outro detergente neutro, utilizando vassoura de cerdas macias ou lavadora de alta pressão (WAP) no modo “leque” sem encostar o bico no piso.

Para áreas internas, especialmente comerciais, recomenda-se o uso de aspiradores de pó e acessórios como mops descartáveis, que atraem poeira e detritos eletrostaticamente, reduzindo a necessidade de baldes e produtos químicos.

Os “furos” da Linha Classic continuam abrindo com o uso?

Não. Os “furos” são criados intencionalmente com pequenas granilhas para gerar um efeito estético e antiderrapante. A textura de cada placa é única, podendo apresentar mais ou menos “furinhos”, sem que isso indique falha ou patologia.

Os furos não aumentam de tamanho, desde que não sejam submetidos a abrasão química ou mecânica excessiva.

A Linha Basic pode ser utilizada em deck de piscina?

Não. Ela não é antiderrapante. Recomendamos para áreas molhadas as linhas: Classic, Gres, Carrara, Rock e Elegance.

As peças da Linha Basic são totalmente lisas?

Sim, as peças da linha BASIC são lisas e sem relevos superficiais, por isso não devem ser usadas em decks. Com o tempo e uso, pode haver abertura de microporos na superfície devido ao desgaste natural ou abrasão excessiva. Isso é um fenômeno comum em produtos cimentícios e não representa defeito.

Dentro da Linha Classic posso escolher um lote com mais ou menos furos?

Não. A Solarium possui um método produtivo que impossibilita esta solicitação.

A Solarium pode ser usada em cozinhas e banheiros?

Sim, os produtos Solarium podem ser utilizados para revestir pisos e paredes, tanto internas quanto externas.

Em cozinhas, banheiros e churrasqueiras, recomenda-se o tratamento com Resina de Poliuretano.

Para estabelecimentos comerciais com tráfego intenso de pessoas e equipamentos (como lojas e restaurantes), o uso da Resina de Poliuretano é obrigatório.

A Solarium não recomenda a aplicação de placas cimentícias no interior do box de banho, pois produtos químicos de higiene pessoal e limpeza podem comprometer as características do material.

Manutenção
Qual é o processo para aplicação de produtos By Sol?

Além do manual de Aplicação que acompanha a Nota Fiscal de entrega, o nosso folder explicativo pode ser encontrado em nosso site.

Se o piso for impermeabilizado, esquentará e escorregará?

Não se forem aplicados impermeabilizantes hidroóleofugantes da linha Solarium By Sol.

O piso impermeabilizado escorrega?

Não. O By Sol Impermeabilizante não forma película e por isso não deixa o piso escorregadio. Quando o material utilizado na impermeabilização for à base de resina, o coeficiente de atrito do piso tende a diminuir.

A impermeabilização altera a característica do Solarium?

Não, o By Sol Impermeabilizante é hidroóleofugante e não forma película. Ele penetra nos poros do material sem alterar as suas características.

A urina de animais pode manchar o piso?

Sim. Pois a urina é ácida e o piso cimentício possui uma absorção característica do material, dessa forma tende a “absorver” a coloração da urina. Recomenda-se limpar o mais breve possível.

A madeira pode manchar o piso?

Sim. Pois a madeira é um corante natural e o piso cimentício possui uma absorção característica do material, dessa forma tende à “absorver” a coloração da madeira.

O piso risca?

Risca quando sofre agressão de qualquer objeto pontiagudo com pressão (andaimes de ferro, cadeiras de jardim). Mas riscos de sapatos podem ser removidos utilizando o detergente By Sol Limpeza Diária.

A cola da fita crepe utilizada para rejuntamento mancha?

Sim, caso seja deixada a fita colada sobre o revestimento por mais de 30 minutos. O recomendável é retirá-la logo após a aplicação do rejunte.

Qual o produto é indicado para limpeza pós-obra do Solarium?

Recomenda-se o uso do Detergente By Sol Limpeza Pesada, com exceção dos revestimentos resinados de fábrica.

Deve-se proteger o Solarium durante a obra, mesmo estando impermeabilizado?

Sim, enquanto tiver obra e trânsito de profissionais, é imprescindível estar com o material protegido com lona ou plástico bolha. No período em que a obra tem uma pausa, durante a noite, o piso deve ser descoberto para que o mesmo respire evitando manchas.

Sujeira de barro sai?

Se estiver resinado sai utilizando o detergente By Sol Limpeza Pesada. Sempre que utilizar a detergente Limpeza Pesada recomenda-se a reaplicação de Cera ou Resina.

O pneu do carro marca o piso?
Sim, mas se o material estiver resinado, é fácil remover.
Não entra sujeira nos buraquinhos?
Entra, mas é facilmente removido com By Sol Limpeza Diária se a superfície estiver protegida com By Sol Cera. Em áreas internas pode ser utilizado um aspirador de pó e em áreas externas pode ser utilizado a “wap” ( lavadora a jato) em modo LEQUE (jato mais espalhado) sem encostar o bico no piso.
Solarium cria limo/lodo?

Não. O limo é um fungo que se depositará no Solarium caso a manutenção com os produtos By Sol Limpeza Diária e By Sol Cera não seja executada.

O Solarium suja? Encarde?

Como todos os outros revestimentos ele suja, mas não encarde quando seguida orientação de proteção e manutenção. Consulte em nosso site o Manual By Sol de proteção e manutenção dos revestimentos.

Solarium deve ser protegido?

Deve. A Solarium oferece dois tipos de proteção, Impermeabilizante (Hidrooleofugente) ou com resinas, do tipo Acrílica ou Poliuretano (PU) da marca By Sol. Consulte em nosso site o Manual By Sol de proteção e manutenção dos revestimentos.

Qual o prazo de reaplicação da Resina?

A reaplicação da Resina Acrílica deve ocorrer entre seis meses e um ano, dependendo do uso. Para maior durabilidade pode ser aplicada a cera sobre o piso resinado.
A reaplicação da Resina Poliuretano é uma proteção mais intensa e dependendo do uso do revestimento torna-se uma proteção definitiva para o piso Solarium. Regiões de tráfego mais intenso a reaplicação ocorre em média a cada dois anos.

A Resina muda a cor do piso?

A Resina forma uma proteção que intensifica a tonalidade do piso.Quando aplicada sem o uso do selador acrílico altera de forma intensa a tonalidade original.

O que é o processo de Resinamento?

As resinas da linha By Sol, a acrílica e de poliuretano, formam uma película sobre o piso que facilitam demasiadamente a manutenção, não craquelam e nem amarelecem com o tempo, porém esta película altera as características originais do piso, ou seja, a antiderrapância e a atermicidade.
Recomendamos que a aplicação da resina da linha by sol ocorra por profissionais qualificados.

Mesmo após a aplicação de Impermeabilização e aplicação de Cera é preciso fazer a manutenção?

Sim, é preciso efetuar a limpeza com detergente By Sol Limpeza Diária a qual se faz necessária sempre que o Solarium apresentar sujeiras.

A Cera altera a cor das placas?

A Cera forma uma pequena película protetora o que intensifica levemente a cor, mantém o revestimento protegido e aumenta a resistência a riscos e gorduras.

Em que casos uso a cera?

A Cera By Sol é utilizada para finalizar a impermeabilização de áreas internas ou externas. A cera é um protetor adicional ao revestimento contra sujeiras do dia-a-dia, deixa um leve brilho e não deixa o piso escorregadio. Após 1h da aplicação do By Sol Impermeabilizante, aplicar o By Sol Cera. A Cera By Sol pode ser aplicada também em pisos resinados para garantir maior durabilidade e uma manutenção mais facilitada.

O By Sol impermeabilizante evita manchas?

By Sol Impermeabilizante protege por períodos e facilita a manutenção, mas não evita manchas.

Por que preciso impermeabilizar (Hidroóleofugante) as peças?

Utilizar o By Sol Impermeabilizante + By Sol Cera ajuda a proteger e facilitar a limpeza das peças em áreas internas e externas. O impermeabilizante reduz a absorção de água e óleo, não forma película e nem altera as características da peça. Após a impermeabilização, em caso de continuação de obra é imprescindível proteger o material, até sua finalização. Após o término da impermeabilização, deve-se fazer a aplicação de By Sol Cera em áreas internas e externas.

Qual é a freqüência da aplicação de cera no Solarium?

- Para áreas residenciais: Alto tráfego: reaplicar 1 vez a cada 20 dias. Médio e baixo tráfego: reaplicar 1 vez a cada 60 dias.
- Para áreas comerciais: Alto tráfego: reaplicar 1 vez a cada 10 dias. Médio tráfego: reaplicar 1 vez a cada 20 dias. Baixo tráfego: reaplicar 1 vez a cada 40 dias.

Como é feita a manutenção do Solarium?

Deve ser usado o detergente By Sol Limpeza Diária e By Sol Cera.
OBS.: Em áreas externas utilizar “wap”( lavadora a jato) em modo LEQUE (jato mais espalhado, mínima intensidade) sem encostar o bico no piso.

Existem diferentes tipos de manutenção?

Como qualquer piso, durante toda sua existência o pavimento deve ser submetido a contínuas operações de limpeza, as quais desempenham um papel importante no que se refere à duração e aspecto do Solarium. Estas operações em geral podem ser subdivididas em:
1 - Limpeza Pós Obra 
Trata-se da limpeza geral realizada quando terminada a obra, tendo por finalidade remover da superfície do Solarium todos os resíduos de substâncias tais como rejunte, cimento e sujeiras da obra aderidas à superfície durante o assentamento do revestimento. 
2 - Limpeza Rotineira 
Deve ser realizada em intervalos de poucos dias conforme o tráfego, utilizando apenas água, By Sol Limpeza Diária ou detergente neutro. Sua freqüência será determinada conforme o uso, a textura e a cor do produto.NÃO USAR PRODUTOS ÁCIDOS.

O que significa MANUTENÇÃO?

Manutenção entende-se como um conjunto de operações que servem para restabelecer o efeito estético do produto acabado. Esta manutenção deve ser feita periodicamente, sendo que a freqüência deve ser determinada pelo uso.

Carregamento
Recebimento em obra

Leia o manual antes da instalação.

Instruções garantem melhor aproveitamento, desempenho e durabilidade.

Atenção especial ao recebimento, armazenagem, assentamento, proteção e manutenção.

Carregamento e Transporte

Materiais podem ser paletizados ou não.

A Transportadora é responsável pelo carregamento.

Não movimente ou descarregue sob chuva.

Forre o caminhão com plástico.

Mãos do transportador devem estar limpas.

Transporte as peças na vertical.

Apoie face com face e tardoz com tardoz.

Encaixe peças com bordas (tardoz com tardoz).

Não coloque outras cargas sobre os produtos.

Utilize sacaria plástica entre as fileiras.

Amarre as fileiras aos pares.

Preencha o termo de retorno na nota fiscal.

Quais os procedimentos para carregamento?
  • Os materiais podem ou não ser paletizados, dependendo da unidade  Solarium de fabricação..
  • A Transportadora é responsável pelo pessoal de carregamento.
  • O caminhão deve ser forrado com plástico;
  • Não carregar ou descarregar sob chuva.
  • O transportador deve estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes;
  • As lajotas devem ser transportadas de pé (posição vertical);
  • As lajotas devem estar posicionadas em face de acabamento com face de acabamento e tardoz com tardoz( parte de trás da peça).
  • As peças com bordas devem ser encaixadas, mantendo tardoz com tardoz;
  • Não colocar outra carga sobre os produtos já carregados;
  • Colocar sacaria plástica entre as fileiras evitando contato entre elas;
  • Amarrar as fileiras duas a duas;
  • Preencher o termo de retorno anexo à nota fiscal; eventuais  avarias devem ser registradas no Conhecimento de Frete;
Rejuntamento
Rejuntes Recomendados

Rejunte Cimentício para peças fornecidas sem Tratamento de Superfície de Fábrica.

Rejunte Polimérico para peças fornecidas com Tratamento de Superfície de Fábrica.

Tempo de Espera para Rejuntar

Mínimo de 72 horas após o assentamento.

Fita Crepe

Protege as peças durante o rejuntamento.

Utilize fita de baixa aderência e remova logo após a aplicação do rejunte.

Rejunte Polimérico

Obrigatório em peças com Tratamento de Superfície de Fábrica

Recomendado em peças tratadas com hidroóleofugante ou resinas aplicadas em obra.

Linha Drenaggio:

Juntas secas, preenchidas com granilha tamanho zero.

Espaçamento Ideal

Definido em projeto: mínimo de 6mm para peças de 2,4cm e 4mm para peças de 1,1cm.

Rejuntes Solarium

Disponíveis nas cores das peças.

Rejuntes flexíveis e poliméricos.

Qual o rendimento do Rejunte?

Considerando o formato 100x100x2,4 cm com junta de 5 mm o consumo médio é de 0,500kg/m2.

Posso deixar a fita crepe utilizada para rejuntamento durante a secagem?

Não, a fita deve ser retirada após a aplicação do rejunte para evitar manchar com a cola.

Qual o tempo devo esperar para rejuntar?

A aplicação de rejunte deve ser realizada após um mínimo de 72 horas após o assentamento.

Qual espaço devo deixar para rejuntamento?

Deixar uma distância mínima de 4mm para junta. No momento da aplicação do rejunte Solarium, as juntas devem estar constantemente sendo molhadas (evite o sol forte neste momento).

Posso rejuntar com a mesma massa de assentamento?

A durabilidade da massa de assentamento usada como rejunte é menor que a dos rejuntamentos oferecidos pela linha Solarium.

Tem o rejunte na cor da peça?

Sim. A Solarium oferece rejuntes com a mesma cor do(s) produto(s) escolhido(s).

Qual o rejunte que eu uso?

Marca Solarium, encontrado nos representantes Solarium. O rejunte deve ser aplicado somente nas juntas, utilizando fita crepe para proteção da superfície do piso.

Armazenamento
Quais os procedimentos para armazenamento?

• Conferir a mercadoria no ato do recebimento;
• Preencher o termo de retorno anexo à nota fiscal (caso haja avaria deve ser registrada nesse termo);
• Nunca remover a lona da carga e descarregar sob chuva;
• Os ajudantes devem estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes. Não apoiar o joelho nas peças;
• As lajotas devem ser armazenadas na vertical, face com face (colorido) e tardoz com tardoz (verso);
• Nunca colocar as lajotas diretamente no chão ou barro; colocar em suporte elevado evitando o contato com o chão;
• Forrar sempre o contrapiso com plástico;
• O local de armazenagem deve ser abrigado contra chuva e poeira. Não jogar água sobre a pilha armazenada;
• Armazenar as peças face a face sem embalagem entre as peças;
• O armazenamento em obra não pode ser superior a 30 dias.

Quando recebo os materiais devo retirar o isopor entre as peças?

Sim, O ISOPOR OU EVA DEVE SER RETIRADO. Não é recomendado armazenar o produto com o isopor, pois como as peças emitem gases, podem manchar o isopor e consequentemente as peças. Portanto retirar o isopor assim que as peças forem descarregadas na obra.

Posso armazenar na posição horizontal?
Não, as peças devem estar na vertical, com a face colorida de frente uma para outra. O material deve ser colocado em área limpa, de preferência coberta (Cobrir as peças com plástico), e o chão previamente forrado com plástico (não usar papelão).
Transporte
Transporte

• Os materiais podem ou não ser paletizados;
• A transportadora é responsável pelo pessoal de carregamento;
• Não movimentar ou descarregar a carga sob chuva;
• O caminhão deve ser forrado com plástico;
• O transportador deve estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes. Não apoiar o joelho nas peças;
• As lajotas devem ser transportadas de pé (posição vertical);
• As lajotas devem estar posicionadas em face de acabamento com face de acabamento, e tardoz com tardoz;
• As peças com bordas devem ser encaixadas mantendo tardoz com tardoz;
• Não colocar outra carga sobre os produtos já carregados;
• Colocar sacaria plástica entre as fileiras evitando contato entre elas;
• Amarrar as fileiras duas a duas;
• Preencher o termo de retorno anexo à nota fiscal (toda a avaria deve ser registrada no conhecimento do transporte).

Informação Técnica

Recebimento e armazenagem

  • Confira a mercadoria no ato do recebimento:
  • Preencha o termo de retorno;
  • No ato da entrega dos produtos Solarium, devem ser devolvidos à fábrica os materiais utilizados para embalagem, ou seja, Pallets, cavaletes e isopor atendendo a Lei 12305 de 02/08/2010 da PNRS (Política Nacional para Resíduos Sólidos);
  • Nunca remover a lona da carga e descarregar sob chuva;
  • Retirar as camadas de isopor que ficaram entre as peças durante o transporte;
  • NÃO retirar as camadas de borracha (E.V.A.) ou manta de polietileno que separam as peças com tratamento superficial de fábrica durante o transporte;
  • Os ajudantes devem estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes e não devem apoiar os joelhos nas peças;
  • Nunca armazenar as lajotas diretamente no chão ou no barro mantendo-as na posição vertical;
  • O armazenamento deve ser feito em suporte elevado, jamais permitir que o produto tenha contato com chão, barro ou papelão.
  • As peças devem ser mantidas na posição vertical, face com face (colorido) e tardoz com
    tardoz (verso) e o enfileiramento não deve ultrapassar 50 (cinquenta) peças;
  • Peças esbeltas, como por exemplo, das linhas Legno, Wave, Concreto Ripado, Carrara em réguas, ralos, rodapés e degraus devem ser armazenadas com a maior dimensão apoiada sobre o piso, sem empilhamento;
  • O local de armazenagem na obra deve ser abrigado contra chuva e poeira;
  • Não jogar água sobre a pilha armazenada;
  • O armazenamento em obra não pode ser superior a 30 dias;
  • Jamais utilizar papelão para forrar as peças.

 

ATENÇÃO



EM CASO DE AVARIA:

  1. Registre a ocorrência no Termo de Retorno;
  2. Imediatamente comunique o representante/loja responsável;
  3. Se possível, faça registro fotográfico;
  4. Não instale produto que apresente defeito visível. Produto assentado é considerado produto aceito.